Projecto


ARCA

 

Designed by C. Bastos-Silveira

    As colecções de história natural constituem uma importante fonte de informação sobre organismos extintos e não-extintos e são um contributo valioso para a investigação em áreas fundamentais das ciências biológicas.

    Á medida que a biodiversidade mundial se torna cada vez mais ameaçada, a importância de utilizar, desenvolver e preservar as colecções de história natural aumenta, tal como a necessidade de promover o conhecimento do público sobre o valor da biodiversidade e as implicações do seu desaparecimento.

   A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), apoiou projectos de investigação no domínio “Qualificação e organização em rede das colecções biológicas”. O Projecto ARCA, financiado no âmbito desta medida, tem como principal objectivo recolher, organizar e disseminar os dados oriundos das colecções zoológicas Portuguesas de forma a promover o acesso, quer pelo público geral quer pela comunidade científica,  da informação sobre biodiversidade contida nestas colecções.

    Para alcançar este objectivo,  uma equipa multidisciplinar de especialistas do Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa e outras instituições nacionais desenvolveram várias actividades que resultaram na conversão da informação, existente nas colecções zoológicas Portuguesas, em dados da era digital e molecular.

Recuperar o passado, registar o presente e preparar o futuro das colecções zoológicas em Portugal.


FCT- Fundação para a Ciência e Tecnologia

PTDC/BIA-QOR/71492/2006


Investigador responsável: Cristiane Bastos-Silveira